Desde 1973 publicando o pensamento crítico brasileiro

Editora Alfa Omega

Blog

Entrevista com Alvair Silveira Torres Junior e Nilton Luiz Marchiori, organizadores do Pequeno dicionário de termos da economia globalizada

Alvair S. Torres Junior
Nilton Luiz Marchiori

Alfa Omega: Qual o tema deste livro?

Organizadores: Trata-se de um livro introdutório sobre as principais técnicas utilizadas pelas grandes corporações do mundo globalizado e que se tornaram um consenso tecnocrático nas esferas técnico-administrativas e econômicas das empresas. Vale ressaltar para o fato das técnicas apresentadas no livro terem sido escolhidas pelo alcance e difusão que possuem na administração moderna. Já se tornaram consagradas. Não são modismos passageiros. Em outras palavras, as técnicas administrativas e de engenharia de produção não se esgotam naquelas apresentadas no livro, houve, porém, cuidado em selecionar aquelas cujos princípios de administração enxuta, qualidade e prazos mínimos fizeram-nas ser incorporadas ao management e business globalizado.

Alfa Omega: Que técnicas são essas?

Organizadores: O livro aborda temas como Qualidade Total, Sistemas de Gestão da Qualidade conforme normas da série ISO 9000, Sistemas de Gestão Ambiental conforme ISO 14000, Programa 5S, Kaizen, Just in Time, Sistemas MRP/ERP, dentre outras técnicas, com destaque para a Introdução e verbetes Globalização e Customização, que permitem ao leitor compreender o conjunto dessas técnicas como materialização das novas formas de competição do mundo globalizado.

Alfa Omega: Que técnicas são essas?

Organizadores: O livro aborda temas como Qualidade Total, Sistemas de Gestão da Qualidade conforme normas da série ISO 9000, Sistemas de Gestão Ambiental conforme ISO 14000, Programa 5S, Kaizen, Just in Time, Sistemas MRP/ERP, dentre outras técnicas, com destaque para a Introdução e verbetes Globalização e Customização, que permitem ao leitor compreender o conjunto dessas técnicas como materialização das novas formas de competição do mundo globalizado.

Alfa Omega: Como elas são abordadas?

Organizadores: Como já mencionei, o livro é de cunho introdutório. Isto não quer dizer que seja superficial. Tivemos, na verdade, a preocupação de sermos sintéticos para salientar o essencial. O fato dos autores na sua totalidade acumularem experiência prática e acadêmica permitiu-nos desenvolver os temas de forma que o leitor compreenda o conceito e finalidades da técnica, seja advertido de suas limitações, conheça as noções de uma aplicação prática e, por fim, possa reconhecer naquela técnica uma solução para algum problema específico e inicie ali seu aprendizado a ser aprofundado em outras bibliografias.

Alfa Omega: Não se trata, portanto, de um dicionário convencional?

Organizadores: Exatamente. O nome dicionário visa destacar este caráter essencial da obra, bem como o consenso que tais técnicas apresentam na chamada linguagem da tecnocracia pós-moderna, porém distancia-se de um dicionário convencional na medida em que discute o tema ao longo de 10 a 20 páginas dependendo do verbete. Também não é um manual, pois não o apresenta receitas prontas, deixa ao leitor o espaço para que ele tire suas conclusões e use a técnica no contexto que mais lhe convier, assim como as palavras são tiradas do léxico para serem empregadas em diferentes textos.

Alfa Omega: A que público este livro se dirige?

Organizadores: Aos mais diferentes públicos. Profissionais, estudantes, professores, interessados em geral que precisem ter um panorama geral das inovações técnico-administrativas empregadas no mundo da competição globalizada e, ao mesmo tempo, não queiram provar do gosto amargo da “empurroterapia” que defende uma técnica e depois, noutro livro, aparece uma outra como melhor. Ao estudante, por exemplo, que se inicia no aprendizado, oferecemos uma obra de referência que lhe serve de guia no estudo.

Alfa Omega: Como foi possível realizar este livro?

Organizadores: Esta pergunta permite-me fazer um agradecimento especial a pessoas especiais que permitiram realizar um exemplo da auto falada, porém pouco praticada, parceria Empresa-Escola na produção de conhecimento em nosso país.
A Mercedes-Benz do Brasil, na pessoa do Sr. Luiz Tavares de Carvalho, seu Diretor Adjunto da Fabricação de Eixos, iniciou um programa de aproximação entre as Faculdades e a empresa, permitindo que profissionais das duas instituições pudessem se conhecer e discutir as aplicações dessas modernas técnicas, muitas delas através do estudo de caso do que foi realizado na empresa. À direção da Mercedes-Benz, em especial ao Sr. Luiz de Carvalho, queremos agradecer esta oportunidade e cumprimentá-los pela forma inovadora e de vanguarda que imprimem a essa organização, referência de sucesso para a competição global. Temos a satisfação de nela trabalhar, o que, em grande parte, possibilitou este livro ao público. Pois bem, desse contato possibilitado e incentivado pelo Sr. Luiz, ele mesmo um executivo e professor, nasceu conosco a idéia de fazermos este livro de referência, o que foi prontamente abraçado pelo colega Nilton e incentivado por nossos colegas, dentre os quais quero ressaltar, além do apoio do Sr. Luiz de Carvalho, dos Srs. Lázaro T. Gimenes e José de Carlos do Nascimento. Elaboramos o livro com ajuda de colegas da Mercedes e professores participantes deste programa de intercâmbio, oriundos de instituições como FAI, FEI, FAAP, UNIP, FEA/USP. Uma vez concluído o manuscrito, mais duas pessoas especiais entram em nossa história para concretizar o livro, a Direção da FAI, Faculdades Associadas do Ipiranga, na pessoa de seus diretores Geral e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, respectivamente Monsenhor dr. Roberto Mascarenhas Roxo e Osmar Stolagli. Juntos com a Alfa-Omega, que acreditou em nosso trabalho, possibilitaram essa co-edição. Aliás a edição desse nosso livro vem coincidir com uma nova etapa na história da FAI, recentemente aprovada pelo MEC como o mais novo Centro Universitário da capital e do qual tenho a satisfação de participar em seu corpo docente. Muito obrigado a todos e também aos colegas co-autores, em especial ao Nilton que auxiliou-me na organização.


Compartilhar :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia there live the blind texts.