Descrição
A eleição para diretores e a gestão democrática da escola pública – Democracia ou autonomia do abandono? de Ana Angélica Rodrigues de Oliveira, analisa a eleição direta para dirigentes escolares, que foi uma experiência pioneira na rede estadual de Ensino de Volta Redonda, partindo da ideia de que a eleição pode ser um caminho para a implantação de uma gestão mais democrática na escola.
A principal fonte de pesquisa deste trabalho foram os depoimentos de diferentes segmentos que compõem o universo escolar. A metodologia, predominantemente qualitativa, combinou técnicas de entrevista semidiretiva e da análise do discurso. Evidentemente, trata-se de um trabalho que se destina a professores, pais, alunos e a todos os interessados em entender o complexo processo de conquista da democracia na escola. Ao tratar do tema pertinente à sociedade brasileira, na qual a escola pública ainda não atende plenamente às demandas populares, o estudo contribui para elucidar o acesso às condições de bem-estar social pelas camadas majoritárias da população.
Segundo Emir Sader, o prefaciador, “a análise de Ana Angélica é rica em determinações e em conseqüências, porque para ela a análise dos casos concretos ilumina uma abordagem cujo marco geral é o da construção de uma democracia que ainda não temos, daquela que pode nos tornar solidários e não competitivos, daquela que luta pelos critérios de qualidade – não extraídos dos manuais de engenharia atados aos ajustes fiscais de corte neoliberal, mas do ideário humanista e solidário.”
Para a Editora Alfa-Omega, o lançamento desta obra é um marco para a implantação de uma gestão mais democrática da escola, “para a construção de um país que abre duramente caminho por um mundo em que as escolas sejam mais importantes que os bancos.”
Ana Angélica graduou-se em Pedagogia, e é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
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