Abel Pereira Leite, nascido em Santos, em 1920, teve seu batismo do ar em 1933. Formado perito-contador em 1937, nunca exerceu outra profissão que não a de piloto aviador – foi nesse ano que se brevetou, atendendo à vocação despertada pelo acompanhamento de um período decisivo para a aviação motorizada, entre as duas guerras mundiais. Seu primeiro instrutor foi o suíço Jean Bernhard, no então campo da Aéropostale em Praia Grande, e seu brevetador, já no Campo de Marte, em São Paulo, o norte-americano Orson William Hoover.
O comandante Abel é titular do brevê 342 do Aeroclube do Brasil, da carta de piloto de recreio 148, da de mecânico de aeronave 488, da de piloto de aeronave mercante 192 e da de piloto de linha aérea 181. A baixa numeração dá a medida de seu pioneirismo e da preciosidade de suas memórias como agente e testemunha ocular do nascimento e do desenvolvimento inicial da aviação comercial brasileira.
Entre 1939 e 1943 trabalhou como piloto executivo para diversos fazendeiros e empresários. A seguir ingressou na aviação comercial, o que lhe permitiu comandar aviões como os lendários Junker Ju-52 e os quadriturbo-hélice Viscount 827, já no início da era do jato.
Sempre contribuiu para publicações especializadas, tendo escrito o primeiro manual de pilotagem editado no Brasil, Elementos de aviação, publicado em 1940 pela Companhia Editora Nacional. Dezessete anos depois, a Livraria Civilização Brasileira lançou seu Asas de ontem, de hoje e de amanhã, obra de divulgação e atualização técnica. O Brasil e a aviação (vol. I e II) teses premiadas em concurso promovido pelo Touring Club do Brasil por ocasião da Semana da Asa 1935. Traduziu Mercadores do espaço, de Georges Le Fèvre, Ed. Renascença, 1946.
Publicações do autor pela Alfa Omega
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