Editora Alfa Omega

Nossos Autores


Nascido na cidade de São Paulo, em 3 de março de 1968, o jurista Marco Antônio Ribeiro Tura é, como gosta de dizer, “um brasileiro do mundo todo”.

Influenciado pela vida de seus pais, militantes dos movimentos de resistência ao regime militar, engajou-se, bem jovem, nos movimentos democráticos e progressistas.

Nos anos 80, participou ativamente da reorganização do movimento estudantil, culminando por integrar as direções do Grêmio Estudantil 28 de Março, da Casa de Cultura Vladimir Maiakóvski e da União da Juventude Socialista.

De 1990 a 1994, cursou a Graduação na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Durante o curso, foi pesquisador do Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, com bolsas da Nederlandse Organisatie voor Internationale Ontwikkelingssamenwerking e da Evangelische Zentralstelle für Entwicklungshilfe E. V.

De 1995 a 1998, realizou seus estudos de pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de Mestre em Instituições Jurídico-Políticas com dissertação, aprovada com grau máximo de distinção e louvor, sobre o governo de Fernando Henrique Cardoso (publicada pela Juruá sob o título História institucional do Brasil real). Durante o curso, lecionou na instituição e foi Conselheiro do Pleno e da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão do Conselho Universitário.

De 2000 a 2005, lecionou na Fundação Karnig Bazarian, na Universidade Federal de Juiz de Fora e na Universidade São Judas Tadeu.

De 1998 a 2005, participou da Seção Brasileira da Associação Americana de Juristas, da Comissão Permanente de Direito Comunitário do Instituto dos Advogados Brasileiros e da Comissão Especial para Acompanhamento da Reforma do Poder Judiciário da Ordem dos Advogados do Brasil.

Em 2007, com a presente obra, obteve o título de Doutor em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, é membro vitalício do Ministério Público da União, professor visitante da Universidade de São Paulo e professor doutor da Fundação Santo André.

Toda sua trajetória acadêmica firmou-se em torno da Teoria do Direito e do Estado.

Dedicou seu cotidiano aos temas mais candentes da Filosofia, da Política e do Direito com especial atenção aos problemas decorrentes da prática do Direito Internacional, do Direito Constitucional, do Direito Administrativo e do Direito Econômico.

Currículo lattes | Site Pessoal | Facebook | Twitter

Publicações do autor pela Alfa Omega


Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia there live the blind texts.